• Authority Nutrition

8 sinais e sintomas de deficiência de vitamina D


A vitamina D é uma vitamina extremamente importante que tem efeitos poderosos sobre vários sistemas de todo o corpo. Ao contrário da maioria das vitaminas, a vitamina D na verdade funciona como um hormônio, e cada célula em seu corpo tem um receptor para ele. Seu corpo faz com que seja produzida a partir do colesterol, quando a pele é exposta à luz solar.

Também é encontrada em certos alimentos, como peixes gordos e produtos lácteos enriquecidos, embora seja muito difícil obter o suficiente de uma dieta isolada.

A deficiência de vitamina D é muito comum. Estima-se que 70% da população apresente níveis inadequados de vitamina D.

Estes são fatores de risco comuns para a deficiência de vitamina D:

  • Pele escura.

  • Idosos.

  • Estar acima do peso

  • Não comer muito peixe ou leite.

  • Viver longe do equador onde há pouco sol durante todo o ano.

  • Sempre usar protetor solar quando sair.

  • Ficar dentro de casa.

Aqui estão 8 sinais e sintomas de deficiência de vitamina D.

1. Infecções frequentes

Um dos papéis mais importantes da vitamina D é manter seu sistema imunológico forte, assim seu organismo se torna capaz de lutar contra os vírus e bactérias que causam doenças.

2. Fadiga e cansaço

Sentir-se cansado pode ter muitas causas, e a deficiência de vitamina D pode ser uma delas.

3. Dor óssea e lombalgia

A vitamina D está envolvido na manutenção da saúde dos ossos através de uma série de mecanismos. Por um lado, melhora a absorção de cálcio. Dor nos ossos e nas costas podem ser sinais de níveis inadequados de vitamina D no sangue.

4. Depressão

Um humor deprimido pode também ser um sinal de deficiência da vitamina D. Alguns estudos controlados têm mostrado que dar vitamina D para pessoas que são deficientes ajuda a melhorar a depressão, incluindo a depressão sazonal que ocorre durante os meses mais frios.

5. Dificuldades de cicatrização

A cicatrização lenta de feridas após cirurgia ou lesão pode ser um sinal de que os níveis de vitamina D estão muito baixos. O papel da vitamina D no controle da inflamação e combate à infecção é importante para a cura adequada. Uma análise incidiu sobre pacientes com infecções do pé diabético. Esse estudo verificou que quando os pacientes com úlceras de perna que tiveram a deficiência de vitamina D foram tratados com a vitamina, o tamanho da úlcera foi reduzido em 28%, em média.

6. Perda óssea

A vitamina D desempenha um papel fundamental na absorção do cálcio e no metabolismo ósseo. A baixa densidade mineral óssea é uma indicação de que o cálcio e outros minerais foram perdidos a partir do osso. Isto leva as pessoas mais velhas, especialmente as mulheres, a um aumento do risco de fraturas.

7. Perda de cabelo

A perda de cabelo é muitas vezes atribuída ao estresse, o que certamente é uma causa comum. No entanto, quando a perda de cabelo é grave, pode ser o resultado de uma doença ou deficiência de nutrientes. A queda de cabelo de padrão feminino tem sido associada a níveis baixos de vitamina D, embora haja muito pouca pesquisa nesta área. A alopecia areata é uma doença auto-imune caracterizada por grave perda de cabelo da cabeça e de outras partes do corpo. Está associada com raquitismo, que é uma doença que provoca ossos moles em crianças devido à deficiência de vitamina D.

8. Dor muscular

As causas da dor muscular são muitas vezes difíceis de identificar. Há alguma evidência de que a deficiência de vitamina D pode ser uma causa potencial de dor muscular em crianças e adultos.

Em um estudo, foi observado que em 71% das pessoas com dor crônica havia deficiência de vitamina D. Outra análise, em 120 crianças com deficiência de vitamina D que tinham dores de crescimento observou que uma única dose da vitamina reduziu a pontuação em escalas de dor em cerca de 57%.

Corrigir uma deficiência de vitamina D é simples

A deficiência de vitamina D é incrivelmente comum e a maioria das pessoas não tem consciência disso. Isso porque os sintomas são muitas vezes sutis e não-específicos, o que significa que é difícil saber se eles estão sendo causados por níveis baixos de vitamina D ou por outros motivos.

Se você acha que pode ter uma deficiência, então é importante que você fale com o seu médico e obter a dosagem desta vitamina.

Felizmente, uma deficiência de vitamina D é geralmente fácil de corrigir. Você pode aumentar sua exposição ao sol, comer mais alimentos ricos em vitamina D ou simplesmente tomar um suplemento. O tratamento dessa deficiência é simples, e pode ter grandes benefícios para a sua saúde.

#VitaminaD

165 visualizações