• Dr. Ricardo

Dormir cedo na idade pré-escolar pode prevenir a obesidade na adolescência


Artigo publicado no Journal of Pediatrics mostrou que crianças que vão para a cama antes das 20 hs tinham metade da probabilidade de se tornarem obesos em relação àquelas que dormem após as 21 hs, ao chegar na adolescência.

Os investigadores avaliaram dados de 977 crianças norte-americanas matriculadas em um estudo prospectivo de coorte de nascimento em 1991. A hora de dormir foi relatada pelas mães quando as crianças estavam em idade pré-escolar e o IMC foi avaliado com a idade de 15 anos.

Nas crianças com idade média de 4,7 anos, 25% das crianças tinham hora de dormir antes das 8 horas, 50% entre 8 e 9 horas, e 25% após 21:00. O risco de obesidade na adolescência foi reduzido pela metade em crianças que vão para a cama antes das 20 hs.

Fatores associados à hora tardia de ir para a cama foram: raça não-branca, nível socioeconômico mais baixo e menor escolaridade materna.

Segundo o especialista Louis M. Bell, o tempo total de sono infelizmente não foi relatado neste estudo, portanto, não se pode descartar a possibilidade de que uma rotina regular - independentemente da hora de dormir - juntamente com a duração do sono adequado sejam os componentes chave para os padrões de sono saudáveis ​​durante a infância. Nestes resultados, dormir tarde pode ser um substituto para a falta de rotinas domésticas. Ele também aconselha aos pais a encorajar o deitar precoce para assegurar a duração do sono adequado em crianças pequenas.

#Obesidade #Sono #Infantil

33 visualizações