15 coisas que ninguém conta sobre perder peso
top of page

15 coisas que ninguém conta sobre perder peso


Todos as estranhas formas que a perda de peso pode mudar sua vida

Emagrecer faz mais do que dar uma desculpa para comprar roupas novas. Perder apenas 5 a 10% do seu peso corporal pode melhorar sua saúde geral e reduzir o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes. Mas podem aparecer efeitos menos óbvios, e nem sempre para melhor, diz Adam Tsai, médico da Kaiser Permanent Colorado e porta-voz da Obesity Society:

Seus níveis de energia vão disparar

Um impulso na energia é muitas vezes a primeira coisa que as pessoas percebem quando eles começam a diminuir o peso. Por quê? A perda de peso também melhora a eficiência de oxigênio, para que você não sinta falta de ar tão facilmente ao subir escadas ou apressando-se para pegar o ônibus.

Sua memória pode melhorar

Em um estudo sueco de 2013, mulheres mais velhas tiveram melhores resultados em testes de memória após seis meses seguindo um plano de perda de peso. Tomografias mostraram maior atividade durante o processo de codificação (quando as memórias são formadas) e menor atividade durante a recuperação da memória, sugerindo uma maior eficiência.. "A atividade cerebral alterada após a perda de peso sugere que o cérebro se torna mais ativo ao armazenar novas memórias e, portanto, necessita de menos recursos do cérebro para recordar informação armazenada", disse o autor do estudo, Dr. Andreas Pettersson.

Seu relacionamento será testado

Perder peso pode fazer você se sentir mais sexy, mas o seu corpo enxuto e sua nova confiança não necessariamente reforçarão o seu vínculo com o

seu cônjuge. Em um estudo de 2013 da Universidade da Carolina do Norte, os pesquisadores descobriram que, embora perder peso geralmente melhore os relacionamentos, ocasionalmente, a parceira de quem emagreceu sentiu ciúmes ou ameaçado. Por quê? Sua transformação corporal pode forçar o seu respectivo a considerar suas próprias escolhas de saúde, diz Dr. Gail Saltz, editor da Health.com. Outro problema: Seu parceiro pode se preocupar sobre como sua personalidade pode mudar. "Você se sentir bem, sexy, ou confiante pode mudar o equilíbrio da relação", diz Dr. Saltz. "

O risco de câncer será menor

Você sabe que o fumo, a exposição ao sol, e a radiação podem causar câncer, mas a obesidade tem sido associada à vários tipos de câncer, diz o Dr. Tsai. Estar acima do peso provoca a inflamação que provoca alterações celulares dentro do corpo, e níveis perigosos de inflamação podem ser reduzidos, perdendo apenas 5% do seu peso corporal, de acordo com um estudo de 2012 sobre as mulheres na pós-menopausa publicado na revista Cancer Research. E um estudo de 2014 publicado na Obesity Research descobriu que os homens obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica reduziram seu risco de câncer ao longo dos anos ao nível de pessoas com o peso normal.

Se você estava deprimido antes, emagrecer pode não mudar isso

Será que o excesso de peso o tornou deprimido, ou estar deprimido levou ao ganho de peso? Nem sempre é possível dizer o que vem em primeiro lugar, diz o Dr. Tsai. E enquanto a maioria das pessoas se sentem mais felizes depois de terem perdido peso, não é uma cura para tudo. "Para uma porcentagem menor de pessoas, o humor não vai melhorar, mesmo depois de perder 30 Kg", diz ele. Isso pode ser porque a perda de peso não resolve todos os problemas subjacentes que possa ter, diz o Dr. Saltz.

Os alimentos podem ter sabor diferente

Perder muito peso em uma pequena quantidade de tempo pode alterar o seu paladar. Um estudo recente da Universidade de Stanford revelou que após a cirurgia bariátrica, 87% dos pacientes relataram uma mudança em seu sentido do paladar. Cerca de metade disse que 0 sabor ficou mais nítido, enquanto a outra metade disse ter ficado mais maçante. O resultado: os que tiveram uma redução mas intensa após a cirurgia perderam 20% mais peso ao longo de três meses do que aqueles que disseram que o sabor ficou mais forte. Os autores do estudo dizem que são necessárias mais pesquisas para determinar por que a mudança no gosto ocorre, mas outro estudo recente teve resultados semelhantes. O estudo, da Leicester Royal Infirmary, no Reino Unido, descobriu que três quartos dos pacientes de cirurgia bariátrica desenvolvem uma aversão a certos alimentos, na maioria das vezes carne e produtos lácteos.

Trabalhar fora vai ser mais divertido

Quando você está transportando quilinhos a mais, o exercício pode fazer suas articulações doer e mais do que alguém que está em um peso normal, diz o Dr. Tsai. Uma vez que você começar a emagrecer, o exercício vai começar a parecer menos como uma tarefa árdua e mais como diversão. Além disso, estando mais leve, também pode torná-lo mais rápido e mais forte. Correr, por exemplo: acredita-se que para cada libra perdida, um atleta pode diminuir dois segundos no tempo que leva para correr uma milha.

Seus ossos podem mudar

Já ouviu falar que perder peso enfraquece os ossos? Embora seja verdade que a perda de peso está associada com perda de massa óssea, é apenas uma grande preocupação se você se tornar abaixo do peso ou seguir uma dieta pouco saudável, e a National Osteoporosis Foundation diz que os benefícios da perda de peso geralmente superam os riscos. O peso extra pode tornar os ossos mais fortes (que tem que ser, para transportar os quilinhos a mais), mas também articulações danificadas. E uma nova pesquisa sugere que a gordura visceral em torno da barriga é particularmente ruim para os ossos, para homens e mulheres. Perder peso pode ajudar, assim como reduzir os sintomas da artrite, de acordo com um 2013 de revisão publicado no Jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

Você provavelmente vai gastar menos em cuidados de saúde

Pessoas com peso normal gastam menos dinheiro do que seus pares com excesso de peso, de acordo com um estudo de 2009 publicado na revista Health Affairs. Especificamente, os pesquisadores descobriram que pessoas obesas gastaram US$ 1.429 mais que do que seus pares com peso normal, um aumento de 42%, a maioria dos quais foi para a prescrição de medicamentos necessários para gerenciar doenças crônicas. E um relatório de 2014 sobre os residentes de Michigan descobriu que os custos de saúde anuais para as pessoas que estavam extremamente obesos eram 90% superiores às dos indivíduos com peso normal.

Outra notícia verdadeira, mas triste, é que você pode notar outra coisa quando você perder peso: Médicos (cujo preconceito contra pacientes obesos tem sido bem documentada) podem passar a tratá-lo melhor também...

Você pode obter um aumento

Não são apenas os médicos que podem tratá-lo melhor depois de perder peso; seu empregador pode, também. Estudos têm demonstrado que pessoas obesas ganham menos dinheiro do que os trabalhadores com peso normal, especialmente entre as mulheres. Na verdade, um estudo de 2004 publicado na Health Economy constatou que o salário médio de um trabalhador obeso foi cerca de 2,5% inferior ao de um funcionário mais magro. Atingir um peso saudável também pode obter-lhe mais ofertas de emprego, de acordo com um estudo britânico de 2014.

Você pode ser capaz de atirar seus remédios

Manter um peso saudável pode protegê-lo contra o diabetes e doenças do coração, mas o que acontece se você já está acima do peso e já sofre de tais condições? Boa notícia: "Emagrecer não fará com que essas condições necessariamente vão embora, mas você pode ser capaz de reduzir seus sintomas e a quantidade de medicação que você toma," diz o Dr. Tsai.

Estudos também mostram que a perda de peso pode controlar condições crônicas como a asma e azia sem (ou com menos) medicamentos.

Sua pele pode ceder

Uma coisa que muitas pessoas não estão preparadas para depois da perda de peso dramática é a flacidez da pele. Ela não vai desaparecer durante a noite, e pode deixar você se sentir decepcionado com o seu novo corpo. Alguns optam por procedimentos de contorno corporal como um facelift, mamoplastia de aumento, ou abdominoplastia, mas qualquer cirurgia envolve riscos, e na maioria dos casos, o plano de saúde não vai cobrir estas cirurgias cosméticas.

Você vai dormir mais

Pessoas que perderam pelo menos 5% do seu peso corporal ao longo de um período de seis meses dormiram uma média de 22 minutos a mais em um estudo de 2014 da Universidade da Pensilvânia. E no início do ano, pesquisadores finlandeses relataram que a perda de peso modesta melhorou significativamente os sintomas da apnéia do sono.

"Perder peso normalmente significa que há menor dificuldade na respiração e menos tecido mole para bloquear as vias aéreas superiores," diz o Dr. Tsai. Melhor sono também ajuda seu corpo a queimar gordura com mais eficiência, assim, uma boa noite de sono significa que você vai ter maior propensão a manter o peso perdido.

Você pode aumentar suas chances de ter um bebê

Se você estiver tentando engravidar, emagrecer pode ajudar. Um estudo de 2009 publicado na Fertility and Sterility descobriu que a obesidade em mulheres está associada à infertilidade e síndrome do ovário policístico, e que quanto mais jovem uma mulher é quando ela se torna obesa, mais difícil poderia ser para ela engravidar.

Também pode ajudar a garantir que você tenha uma gravidez saudável e um bebê saudável, uma vez que o peso de uma mãe durante (e até antes) tem sido associada a todos os resultados na saúde dos seus filhos.

A sua saúde ocular vai melhorar

Matthew McConaughey disse a jornalistas que a sua perda rápida de peso na preparação para seu papel como uma vítima de AIDS em Dallas Buyers Club o levou a começar a perder a visão. Isso pode ser o resultado da restrição calórica extrema ou deficiências nutricionais, mas para a maioria das pessoas, perda de peso pode realmente proteger sua visão das condições relacionadas com a obesidade, como diabetes tipo 2.

A Universidade da Geórgia em estudo de 2013, por exemplo, descobriu que o maior percentual de gordura corporal foi associado a níveis mais baixos de antioxidantes e zeaxantina no tecido da retina. "Os resultados indicam que a adiposidade pode afetar o estado nutricional da retina", os autores escreveram. "Essa pode ser uma das razões porque a obesidade promove condições degenerativas relacionadas à idade."

462 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page